O que é Spoofing nos Mercados Financeiros?

Nos mercados financeiros, há uma série de técnicas utilizadas por grandes traders e investidores para manipular os preços dos ativos. Uma dessas técnicas é conhecida como spoofing. Neste artigo, vamos explorar o conceito de spoofing, como ele funciona e por que é considerado uma prática ilegal em muitos mercados.

O que é spoofing?

Spoofing é uma forma de manipulação de mercado em que um trader coloca ordens falsas de compra ou venda, sem a intenção de que sejam executadas pelo mercado. Geralmente, o spoofing é feito utilizando algoritmos e bots, na tentativa de manipular o mercado e os preços dos ativos, criando uma falsa sensação de oferta ou demanda.

A ideia por trás do spoofing é criar uma impressão falsa de pressão de compra ou venda. Por exemplo, um spoofer pode colocar um grande número de ordens falsas de compra para criar uma falsa sensação de demanda em um determinado nível de preço. Em seguida, quando o mercado se aproxima desse nível, o spoofer cancela as ordens e o preço continua caindo.

Como os mercados geralmente reagem ao spoofing

O mercado frequentemente reage de forma intensa às ordens spoofing, pois não há uma maneira fácil de distinguir se uma ordem é real ou falsa. O spoofing pode ser especialmente eficiente se as ordens forem colocadas em áreas de interesse para compradores e vendedores, como áreas significativas de suporte ou resistência.

Vamos tomar o Bitcoin como exemplo. Vamos supor que o Bitcoin tenha um nível de resistência forte em $10.500. Em análise técnica, o termo resistência se refere a uma área onde o preço encontra um “teto”. Naturalmente, é nesse nível que podemos esperar que os vendedores coloquem suas ordens de venda. Se o preço for rejeitado nesse nível de resistência, ele pode cair acentuadamente. No entanto, se o preço romper a resistência, há uma maior probabilidade de continuação para cima.

Se o nível de $10.500 parecer uma resistência forte, os bots provavelmente colocarão ordens spoofing ligeiramente acima desse nível. Quando os compradores veem grandes ordens de venda acima de um nível técnico tão importante, eles podem ficar menos incentivados a comprar agressivamente nesse nível. É assim que o spoofing pode ser eficaz na manipulação do mercado.

Quando o spoofing é menos eficaz?

O spoofing pode se tornar mais arriscado quando há uma maior probabilidade de movimentos inesperados no mercado.

Por exemplo, suponha que um trader queira colocar ordens spoofing de venda em um nível de resistência. Se houver um forte rali em andamento e o medo de perder (FOMO) entre os traders de varejo gerar uma volatilidade massiva de repente, as ordens spoofing podem ser rapidamente executadas.

Isso obviamente não é ideal para o spoofer, pois ele não tinha a intenção de entrar na posição. Da mesma forma, um short squeeze ou um flash crash pode executar até mesmo uma grande ordem em questão de segundos.

Quando uma tendência de mercado é impulsionada principalmente pelo mercado à vista, o spoofing se torna cada vez mais arriscado. Por exemplo, se uma alta de preços for impulsionada pelo mercado à vista, indicando um alto interesse em comprar diretamente o ativo subjacente, o spoofing pode ser menos eficaz. No entanto, isso depende muito do ambiente de mercado específico e de muitos outros fatores.

O spoofing é ilegal?

O spoofing é ilegal nos Estados Unidos. A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) é responsável por supervisionar as atividades de spoofing nos mercados de ações e commodities.

Nos Estados Unidos, o spoofing é ilegal de acordo com a Seção 747 do Dodd-Frank Act de 2010. A seção diz que a CFTC pode regular uma entidade que:

demonstra desrespeito intencional ou negligente pela execução ordenada de transações durante o período de fechamento; ou tem o caráter de, ou é comumente conhecido no mercado como, ‘spoofing’ (fazer uma oferta ou oferta com a intenção de cancelá-la antes da execução).

É difícil classificar as ordens canceladas no mercado de futuros como spoofing, a menos que a ação se torne altamente repetitiva. Por isso, os reguladores também podem considerar a intenção por trás das ordens antes de tomar medidas punitivas ou investigar possíveis comportamentos de spoofing.

Outros grandes mercados financeiros, como o Reino Unido, também regulam o spoofing. A Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido tem permissão para multar traders e instituições responsáveis pelo spoofing.

Por que o spoofing é prejudicial para os mercados

Portanto, o spoofing é ilegal e geralmente tem um efeito prejudicial nos mercados, mas por quê? Bem, o spoofing pode causar mudanças nos preços que não refletem a oferta e a demanda real. Enquanto os spoofers controlam esses movimentos de preços, eles podem lucrar com eles.

Os reguladores nos Estados Unidos também expressaram preocupações com a manipulação de mercado no passado. Desde dezembro de 2020, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos rejeitou todas as propostas de Bitcoin exchange traded funds (ETF).

Quando aprovados, os ETFs permitem que investidores tradicionais nos Estados Unidos tenham exposição a um ativo, como o Bitcoin. Geralmente, há vários fatores mencionados como motivo para a rejeição das propostas – um deles é que eles não consideram o mercado de Bitcoin imune à manipulação de mercado.

No entanto, isso pode estar mudando à medida que os mercados de Bitcoin entram em uma nova fase de maturidade, com maior liquidez e adoção institucional.

Considerações finais

Spoofing é uma técnica de manipulação de mercado que envolve a colocação de ordens falsas. Pode ser difícil identificar consistentemente o spoofing, mas não é impossível. Avaliar se a remoção de ordens de compra ou venda se enquadra no spoofing requer uma análise detalhada da intenção por trás das ordens.

Minimizar o spoofing é desejável em qualquer mercado, pois ajuda a manter um ambiente equilibrado para todos os envolvidos. Como os reguladores frequentemente listam a manipulação de mercado como motivo para a rejeição dos ETFs de Bitcoin, os esforços para minimizar o spoofing podem beneficiar o mercado de criptomoedas a longo prazo.

O que é Spoofing nos Mercados Financeiros?
O que é Spoofing nos Mercados Financeiros?
O que é Spoofing nos Mercados Financeiros?
Registro Rápido

3 Estratégias pré-construídas Incluídas, automatize suas ideias de negociação sem escrever código .

100%
Pontuação de Confiança

icon Teste Agora! icon Teste Agora!
Pontuação de Confiança

FBS

Exnova

Expertoption

XM

Exnova