Covalent é um software que agrega dados de várias das principais plataformas de blockchain, incluindo Ethereum, Avalanche e Polygon, e permite que os participantes acessem esses pontos de dados para uma variedade de casos de uso.
Ao indexar completamente blockchains inteiros e acessar seus dados a partir de uma API unificada, o Covalent visa capturar informações granulares registradas em contratos inteligentes que não são acessíveis com as ferramentas existentes.
Assim, o Covalent visa facilitar para os desenvolvedores obterem uma visão geral mais completa, oportuna e precisa de todo o ecossistema blockchain.
Além disso, Covalent afirma que, no futuro, visto que todos os dados do blockchain tenham sido indexados, os usuários também podem integrar dados corporativos privados.
Para atingir a disponibilidade de dados cross-blockchain, o software Covalent permite que os usuários criem, validem, indexem, armazenem e recuperem níveis granulares de dados blockchain.
Em seguida, são recompensados por suas contribuições para o processo de consulta de dados com a criptomoeda nativa do Covalent, Covalent Query Token (CQT).
A Covalent se posiciona como uma “sem solução de código”, o que significa que não devem ser necessários desenvolvedores especializados e dispendiosos ou consultas complexas para recuperar os dados especializados exigidos pelos usuários da blockchain durante a construção de seus projetos.
Quem Criou o Covalent?
A Covalent foi fundada em 2017 por Ganesh Swami e Levi Aul. A equipe levantou mais de $5 milhões em duas rodadas de financiamento de vários investidores, incluindo Alameda Research, CoinGecko e Hashed Ventures, entre outros.
Covalent lista Aave, 0x, Balancer e outros como alguns de seus clientes atuais acessando os dados de blockchain históricos da Covalent.
Por que o Covalent (CQT) Tem Valor?
O Covalent Query Token (CQT) é um comprovante de governança Proof of Stake com um fornecimento total máximo de 1 bilhão de CQT.
CQT tem uma variedade de casos de uso na rede covalente que fornecem utilidade e valor ao token:
- Infrastructure Currency — CQT atua como a moeda nativa da rede Covalent e os participantes podem pagar por suas solicitações de dados em valores padrão em dólares, usando CQT ou stablecoins.
- A Covalent declara que é responsável por gerenciar a manutenção e operação da plataforma maior, em simultâneo, em que permite que prestadores de serviços individuais mais ágeis atendam às necessidades dos clientes e diferenciem suas ofertas.
Os participantes que conseguem atender da melhor forma às necessidades do usuário Covalente, com as consultas mais rápidas e com os custos mais baixos, recebem recompensas maiores.
- Delegando — os titulares de CQT podem delegar seus tokens aos validadores. Isso permite que os detentores de tokens menores ainda participem e se beneficiem do envolvimento com a rede Covalent.
- Governança — os titulares de CQT podem propor, votar e codificar mudanças no protocolo. O objetivo da Covalent é fornecer aos detentores de tokens e provedores de serviços uma voz no futuro desenvolvimento estratégico da plataforma.
- Aplicativos de análise de dados — O kit de desenvolvimento de software (SDK) Covalent também está disponível para todos os desenvolvedores para hospedar seus aplicativos exclusivos em uma loja de aplicativos dedicada e receber CQT.
- Staking — por Staking CQT na rede, validadores são capazes de ganhar mais recompensas, fornecendo utilitário para a rede e garantir um comportamento honesto.
Preço Covalent
Como Funciona o Covalent?
O software Covalent pode ser usado para indexar todo o histórico de blockchains, incluindo cada contrato inteligente, endereço de carteira, transação e muito mais.
Esses dados indexados, independentemente de sua fonte de blockchain, são normalizados no mesmo formato, que Covalent chama de‘block-specimens’.
Covalent permite que os usuários consultem dados de vários blockchains por meio de uma API unificada.
Para fornecer maior acesso aos dados do blockchain, várias funções são necessárias para os processos de recuperação, armazenamento e consulta de dados:
Os validadores garantem a integridade e a precisão dos dados, bem como o comportamento honesto dos participantes. Para se tornar um validador, um usuário deve fazer staking de tokens CQT e, se agir de forma maliciosa, seus tokens staking podem ser cortados.
Os produtores de block-specimens competem para reunir dados oportunos e precisos de vários agregados covalentes de cadeias de blocos executando um nó nessas cadeias.
Depois que os dados do blockchain são coletados, os produtores do Block-Specimen publicam os dados em um nó de armazenamento (que também podem ser executados) e recebem uma recompensa CQT.
Os indexadores correm para produzir e publicar resultados na rede Covalent. Seu trabalho é buscar os dados, verificar a precisão dos dados e publicar esses resultados na rede de armazenamento.
Os respondentes de solicitação de armazenamento buscam os dados solicitados pelos usuários finais do Covalent, envolvem a solicitação assinada e enviam essas informações à cadeia Covalent.
Os respondentes de solicitação de armazenamento trabalham diretamente com outros nós, permitindo-lhes comparar preços e recursos oferecidos por outros participantes da rede.
Os respondentes de solicitação de consulta cumprem uma função semelhante aos respondentes de solicitação de armazenamento na blockchain Covalent, mas em vez de utilizar dados internos existentes mantidos na cadeia, os nós de consulta lidam principalmente com as solicitações externas enviadas pela API do Covalent.
Os Nós de Serviço de Diretório ajudam os clientes Covalent a encontrar os nós ideais que correspondem aos recursos e capacidades específicos de que precisam, com seu determinado preço para uma solicitação de dados específica.
Por que usar o Covalent (CQT)?
O CQT pode ser do interesse de desenvolvedores que buscam criar aplicativos que precisam agregar dados de diferentes blockchains.
Além disso, os investidores podem querer comprar o CQT e adicioná-lo ao seu portfólio se acreditarem que a equipe Covalent será capaz de consolidar com eficiência os dados de cadeia cruzada que os aplicativos descentralizados geralmente exigem para operar e escalar.
Os usuários de aplicativos descentralizados também podem se beneficiar da manutenção da CQT para utilizar os serviços de agregação que ela pretende trazer ao mercado.